Sabia que a Curva ABC, mais do que um método de categorização que auxilia na identificação dos produtos vendidos, auxilia com os clientes? Manoel Conde Neto, proprietário da Farma Conde, considera essa metodologia como um indicador essencial para a avaliação do perfil dos consumidores de uma farmácia.
Para o renomado empresário Manoel Conde Neto, essa ferramenta é muito benéfica, pois pode ser aplicada em redes de farmácia que independem de seu porte. Sendo assim, a Curva ABC serve como um categorizador dos principais consumidores de uma farmácia, os dividindo entre clientes A, B e C:
- Clientes A: o empresário Manoel Conde Neto compreende esse grupo como os principais clientes de uma farmácia, pois compram um volume considerável de produtos com maior frequência ou itens mais caros, chegando a representar até 80% do faturamento do empreendimento.
- Clientes B: menos ativos que os anteriores, costumam ser clientes frequentes, porém, que compram itens de menor valor, representando 15% do faturamento final da farmácia.
- Clientes C: por fim, os clientes C são aqueles que compram os produtos mais baratos e em menor quantidade, representando, por fim, 5% do faturamento da farmácia.
Do parâmetro do empresário Manoel Conde Neto, montar a Curva ABC de clientes é uma análise simples e que não requer grandes conhecimentos. Para isso, é necessário somar os pedidos de todos os produtos feitos por cada um desses clientes em um determinado momento. Posteriormente, deve-se realizar uma análise percentual de participação desses consumidores por meio do cálculo: valor de pedidos do cliente dividido pelo valor total de vendas do período. No final, a lista de ranqueamento deve ser elaborada com os clientes que fizeram os maiores valores de pedidos no topo.
A partir dessa análise do faturamento da farmácia e do perfil dos consumidores, a próxima etapa está voltada para a fidelização desses clientes. Na concepção do empresário Manoel Conde Neto, o empreendedor farmacêutico pode classificá-los por perfis distintos e interpretar o modo ideal de comunicação para cada um deles, baseando-se nos interesses para pautar as estratégias de abordagem.
Para isso, pode-se criar um atendimento diferenciado para cada um desses grupos e elaborar ações promocionais que retenham uma maior base de clientes, por exemplo. Contudo, o empresário Manoel Conde Neto interpreta que o investimento e tempo dedicados a esse projeto devem ser proporcionais ao retorno que esses grupos trarão à loja.