A teoria de Hans Vaihinger, segundo Francisco de Assis e Silva JBS — renomado advogado —, é conhecida como a “filosofia do como se” ou “ficcionalismo”. Ela sugere que a realidade não pode ser conhecida de forma objetiva e que as nossas crenças são apenas construções mentais baseadas em conceitos e ideias que são, em última análise, ficcionais.
Vaihinger argumenta que a mente humana é limitada em sua capacidade de compreender a realidade objetiva. Em vez disso, somos forçados a criar ficções e construções mentais para entender o mundo ao nosso redor. Ele argumenta que essas construções mentais são úteis porque nos ajudam a navegar pela realidade, mesmo que elas não sejam objetivamente verdadeiras.
A teoria de Vaihinger, segundo pontua Francisco de Assis e Silva JBS, tem implicações importantes para a filosofia, a ciência e a psicologia. Ela sugere que muitas das nossas crenças e teorias científicas são apenas construções mentais, e não representações objetivas da realidade. Essas construções mentais são úteis porque nos permitem prever e controlar eventos futuros, mesmo que não possamos ter certeza de que elas são verdadeiras.
Uma das implicações mais interessantes da teoria de Vaihinger é que ela sugere que as crenças não precisam ser verdadeiras para serem úteis. Em outras palavras, podemos criar ficções e construções mentais que nos ajudam a navegar pela realidade, mesmo que elas não sejam objetivamente verdadeiras.
Além disso, alguns críticos da teoria de Vaihinger argumentam que ela é excessivamente cética e que nega a possibilidade de conhecer a realidade objetiva. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS explica que eles argumentam que, embora nossas crenças possam ser construções mentais, isso não significa que elas sejam inteiramente ficcionais ou que não possamos ter certeza de sua verdade.
No entanto, defensores da teoria de Vaihinger argumentam que ela é um reconhecimento honesto da limitação da mente humana e que ela nos ajuda a entender melhor como criamos conhecimento e compreensão sobre o mundo ao nosso redor.
Para Francisco de Assis e Silva JBS, outra implicação importante da teoria de Vaihinger é que ela sugere que a linguagem e os símbolos são essenciais para a criação de ficções e construções mentais. A linguagem é a maneira pela qual transmitimos nossas crenças e ideias uns aos outros, e ela desempenha um papel fundamental na construção de nossas percepções da realidade.
Alguns filósofos argumentam que a teoria de Vaihinger é semelhante ao construtivismo, que sugere que a realidade é construída pelas pessoas que a percebem. No entanto, há algumas diferenças importantes entre as duas teorias. Enquanto o construtivismo sugere que as pessoas criam a realidade objetiva, a teoria de Vaihinger argumenta que as pessoas criam ficções e construções mentais para entender a realidade.
Além disso, a teoria de Vaihinger tem implicações para a religião e a espiritualidade. Se as crenças religiosas são construções mentais, então elas também são ficcionais. Isso pode levar a um questionamento das verdades religiosas absolutas e uma abertura para diferentes perspectivas e visões de mundo.
Em resumo, Francisco de Assis e Silva JBS comenta que a teoria de Hans Vaihinger é uma abordagem filosófica que sugere que a realidade é construída a partir de construções mentais e ficções que criamos para entender o mundo ao nosso redor. Embora essa teoria possa parecer cética, ela tem implicações importantes para a forma como entendemos a natureza do conhecimento, da moralidade e da espiritualidade. Além disso, ela nos ajuda a reconhecer a limitação da mente humana em compreender a realidade objetiva e a importância das construções mentais na nossa compreensão do mundo.