Reformar uma casa pode demandar muito dinheiro, não é mesmo? Mas, conforme ressalta o empresário Daniel Brito Loyola, da Just.Tec Lawtech — empresa especializada em fundos de investimentos —, conseguir o valor para realizar esse sonho pode ser possível através da antecipação do processo trabalhista. Se interessou? Então continue a leitura para saber mais!
Além de levar tempo e esforço, fazer a reforma de uma casa requer um valor considerável. Seja a mudança de um quarto, a troca dos pisos, a pintura de todos os cômodos ou o ajuste na fiação, todas essas mudanças — que são muitas das vezes indispensáveis — podem não estar no orçamento dos moradores. Portanto, ter o dinheiro em mãos através da cessão de crédito trabalhista se torna uma solução para este problema.
Cessão de crédito trabalhista
Para quem não conhece, recebe o nome de cessão de crédito a compra e venda de créditos judiciais — explica o renomado Daniel Brito Loyola. Sendo assim, quando uma pessoa ganha uma causa na justiça, ela terá o direito de receber um valor ao final do processo, que possui, então, o nome de crédito judicial, ou nesse caso, trabalhista.
Pela demora do encerramento do processo e do pagamento — que, como o sócio da Just.Tec Lawtech explica, pode durar mais de um ano —, antecipar o saldo através da venda para um terceiro é uma das opções disponíveis para o autor do caso. Ele poderá ceder — por um número menor — parte ou totalidade dos seus créditos e terá o dinheiro em mãos em poucos dias.
Conforme o empresário Daniel Brito Loyola explica, essa atividade jurídica é legal e prevista no Código Civil brasileiro e no Tribunal Superior do trabalho. Dentro dessa negociação, estão envolvidos duas partes principais: o cedente — que é o autor da ação e que irá vendê-la — e o cessionário, que será quem irá comprar o crédito e assumirá a autoria da ação.
Vantagens de antecipar seu processo
Como citado, a demora na concretização e pagamento do processo judicial faz com que muitas pessoas recorram à venda dos seus créditos. Conforme o relatório recentemente realizado e publicado pelo Conselho Nacional de Justiça, um processo envolvendo uma causa trabalhista pode durar em média 3 anos. Muito demorado, você não acha?
Sendo assim, além de ter o dinheiro para realizar sua reforma ou destinar a outro propósito, você também terá segurança, uma vez que, toda a negociação só poderá ser realizada após a aprovação do juiz do caso. Além disso, se você fizer negócios com empresas especializadas no ramo, como a Just.Tec Lawtech — da qual Daniel Brito Loyola é fundador —, você terá seu contrato firmado em cartório.